Vantagens de exportar e importar em containers

Quando uma empresa  pensa em exportar sua produção, uma das primeiras imagens que lhe vêm à cabeça, certamente é a dos navios repletos de containers rumo ao exterior.

Utilizados desde os anos 1950, quando criados, eles vieram mesmo para implementar um tipo de padronização no transporte marítimo foi a partir de 1968, e deu tão certo que hoje eles são a forma mais utilizada para transporte de mercadorias pelo planeta, a bordo dos navios cargueiros.

A prática de transportar mercadorias em containers de tamanho e formato uniformes revolucionou o comércio internacional. Enquanto antes o carregamento e descarregamento de navios demoravam 10 dias, hoje esse mesmo processo leva de 24 a 48 horas, reduzindo o tempo e os custos de exportação.

Há pouco tempo, a atividade que mais consumia tempo nos portos comerciais era a carga e descarga de mercadorias para serem transportadas por navio. Naquela época, os portos eram povoados por estivadores e homens robustos carregando pesados ​​sacos ou caixotes nas costas que eram carregados em navios.

Era necessário pagar não só o custo dos salários dos trabalhadores, mas o custo de ter um navio atracado no porto durante os dias em que as mercadorias estavam sendo carregadas a bordo. 

Esse cenário mudou radicalmente na década de 1960 com a chegada do que é conhecido como “conteinerização”, que se refere à prática de transportar mercadorias em contêineres de formato e tamanho uniformes.

A conteinerização foi introduzida no comércio marítimo principalmente para melhorar os tempos de conclusão dos navios no porto e reduzir os custos crescentes de carga e descarga de carga. A conteinerização implica um novo sistema de transporte multimodal

O que é um transporte multimodal

É o transporte que passa por diferentes modais logísticos. Ferroviário, rodoviário, hidroviário, etc.

Antes dos containers, a mercadoria tinha que ser carregada e descarregada quando passava de um sistema de transporte para outro.

Com a conteinerização, todas as mercadorias são carregadas no mesmo container que viaja pelo mundo como se fosse uma única peça.

Assim, o exportador pode contratar uma série de serviços interligados (caminhão, navio, trem); tudo preparado para carregar e descarregar o container e transportá-lo facilmente de um lugar para outro.

Ou seja, é contratado um serviço multimodal, onde o container passa por diversos meios de transporte. 

As principais vantagens do uso de containers

Podemos citar diversas vantagens que justificam o uso dos containers pelas companhias de transporte pelo mundo, dentre elas:

O contêiner é um produto de transporte padrão que pode ser movimentado em qualquer lugar do mundo por meio de modais especializados (navios, caminhões, barcaças e vagões), equipamentos e terminais. Cada container (ou contentor) tem um número de identificação único e um código de tipo de tamanho que permite ser uma unidade de transporte única, que pode ser gerida como tal.

Os contêineres podem ser usados ​​para transportar uma grande variedade de mercadorias, como commodities (carvão, trigo), produtos manufaturados, carros e produtos refrigerados (perecíveis). Existem unidades adaptadas para cargas secas, líquidas (petróleo e produtos químicos) e refrigeradas. Os recipientes descartados podem ser reciclados e reutilizados para outros fins.

O transporte de containers oferece menores custos de transporte devido às vantagens da padronização. Mover a mesma quantidade de carga fracionada em um container é cerca de 20 vezes mais barato do que nos meios convencionais. Os containers permitem economias de escala em modais e terminais que não eram possíveis com o manuseio padrão de cargas fracionadas. As principais vantagens desse custo reduzido são derivadas dos menores custos de transporte intermodal.

As operações de transbordo são ágeis e rápidas, e os tempos de retorno do porto foram reduzidos de 3 semanas para cerca de 24 horas. Devido a essa vantagem de transbordo, as cadeias de transporte envolvidas nos containers são mais rápidas. As redes de transporte estão bem conectadas e oferecem uma ampla gama de opções de transporte. Os navios também são mais rápidos do que os navios de carga regulares e oferecem uma frequência de escalas, permitindo uma velocidade constante.

Quando comparado ao transporte marítimo, o transporte aéreo e muitas outras formas de transporte têm pegadas de carbono muito maiores – uma desvantagem definitiva para o meio ambiente.

Os navios, por outro lado, fornecem o modo de transporte mais eficiente em termos de carbono e produzem menos emissões de gases de escape para cada tonelada de carga transportada do que qualquer outro método de envio.

Essas emissões (já baixas) continuam a diminuir à medida que a tecnologia avança e novos navios entram em operação. Além disso, há embarcações que são movidas a gás natural liquefeito (GNL).

O conteúdo do container é desconhecido dos transportadores, pois só pode ser aberto na origem (vendedor/expedidor), na alfândega e no destino (comprador). Isso implica redução de deterioração e perdas (roubo).

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