Vantagens de exportar e importar em containers
Quando uma empresa pensa em exportar sua produção, uma das primeiras imagens que lhe vêm à cabeça, certamente é a dos navios repletos de containers rumo ao exterior.
Utilizados desde os anos 1950, quando criados, eles vieram mesmo para implementar um tipo de padronização no transporte marítimo foi a partir de 1968, e deu tão certo que hoje eles são a forma mais utilizada para transporte de mercadorias pelo planeta, a bordo dos navios cargueiros.
A prática de transportar mercadorias em containers de tamanho e formato uniformes revolucionou o comércio internacional. Enquanto antes o carregamento e descarregamento de navios demoravam 10 dias, hoje esse mesmo processo leva de 24 a 48 horas, reduzindo o tempo e os custos de exportação.
Há pouco tempo, a atividade que mais consumia tempo nos portos comerciais era a carga e descarga de mercadorias para serem transportadas por navio. Naquela época, os portos eram povoados por estivadores e homens robustos carregando pesados sacos ou caixotes nas costas que eram carregados em navios.
Era necessário pagar não só o custo dos salários dos trabalhadores, mas o custo de ter um navio atracado no porto durante os dias em que as mercadorias estavam sendo carregadas a bordo.
Esse cenário mudou radicalmente na década de 1960 com a chegada do que é conhecido como “conteinerização”, que se refere à prática de transportar mercadorias em contêineres de formato e tamanho uniformes.
A conteinerização foi introduzida no comércio marítimo principalmente para melhorar os tempos de conclusão dos navios no porto e reduzir os custos crescentes de carga e descarga de carga. A conteinerização implica um novo sistema de transporte multimodal
O que é um transporte multimodal
É o transporte que passa por diferentes modais logísticos. Ferroviário, rodoviário, hidroviário, etc.
Antes dos containers, a mercadoria tinha que ser carregada e descarregada quando passava de um sistema de transporte para outro.
Com a conteinerização, todas as mercadorias são carregadas no mesmo container que viaja pelo mundo como se fosse uma única peça.
Assim, o exportador pode contratar uma série de serviços interligados (caminhão, navio, trem); tudo preparado para carregar e descarregar o container e transportá-lo facilmente de um lugar para outro.
Ou seja, é contratado um serviço multimodal, onde o container passa por diversos meios de transporte.
As principais vantagens do uso de containers
Podemos citar diversas vantagens que justificam o uso dos containers pelas companhias de transporte pelo mundo, dentre elas:
O contêiner é um produto de transporte padrão que pode ser movimentado em qualquer lugar do mundo por meio de modais especializados (navios, caminhões, barcaças e vagões), equipamentos e terminais. Cada container (ou contentor) tem um número de identificação único e um código de tipo de tamanho que permite ser uma unidade de transporte única, que pode ser gerida como tal.
Os contêineres podem ser usados para transportar uma grande variedade de mercadorias, como commodities (carvão, trigo), produtos manufaturados, carros e produtos refrigerados (perecíveis). Existem unidades adaptadas para cargas secas, líquidas (petróleo e produtos químicos) e refrigeradas. Os recipientes descartados podem ser reciclados e reutilizados para outros fins.
O transporte de containers oferece menores custos de transporte devido às vantagens da padronização. Mover a mesma quantidade de carga fracionada em um container é cerca de 20 vezes mais barato do que nos meios convencionais. Os containers permitem economias de escala em modais e terminais que não eram possíveis com o manuseio padrão de cargas fracionadas. As principais vantagens desse custo reduzido são derivadas dos menores custos de transporte intermodal.
As operações de transbordo são ágeis e rápidas, e os tempos de retorno do porto foram reduzidos de 3 semanas para cerca de 24 horas. Devido a essa vantagem de transbordo, as cadeias de transporte envolvidas nos containers são mais rápidas. As redes de transporte estão bem conectadas e oferecem uma ampla gama de opções de transporte. Os navios também são mais rápidos do que os navios de carga regulares e oferecem uma frequência de escalas, permitindo uma velocidade constante.
Quando comparado ao transporte marítimo, o transporte aéreo e muitas outras formas de transporte têm pegadas de carbono muito maiores – uma desvantagem definitiva para o meio ambiente.
Os navios, por outro lado, fornecem o modo de transporte mais eficiente em termos de carbono e produzem menos emissões de gases de escape para cada tonelada de carga transportada do que qualquer outro método de envio.
Essas emissões (já baixas) continuam a diminuir à medida que a tecnologia avança e novos navios entram em operação. Além disso, há embarcações que são movidas a gás natural liquefeito (GNL).
Conheça o que o transporte por meio de container pode fazer por sua empresa
A Speak Logistics é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em gestão logística. Cuidamos da sua carga da expedição à entrega final, gerenciando todas as etapas práticas e burocráticas pelas quais ela tem que passar.
Importação e exportação envolvem transporte de cargas internacionais, um campo do comércio exterior muito vasto e que precisa de profissionais experientes para lidar com os procedimentos necessários.
Clique aqui e saiba mais!