Transporte marítimo, o mais utilizado para exportações
Transporte marítimo define todo e qualquer tipo de transporte que utiliza como vias de passagem os oceanos e mares.
Utilizados desde a antiguidade, mesmo antes do desenvolvimento de qualquer tipo de motor, as embarcações estão há milhares de anos acompanhando o desenvolvimento da humanidade, tendo um papel fundamental para o transporte entre os países e continentes.
Historicamente, já fomos 100% dependentes dos barcos e navios para ter acesso a produtos e a lugares distantes. Porém, com o desenvolvimento de outras indústrias com o passar dos anos, como a automobilística e a da aviação, por exemplo, passamos a ter outras possibilidades.
O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas: químicas, alimentos, metais, automóveis, componentes eletrônicos e uma infinidade de produtos. Praticamente tudo pode ser transportado pelos navios que cruzam os oceanos.
A carga é organizada em caixas, paletes, barris, etc. e acondicionadas no interior de containers de metal, que garantem organização e proteção dos materiais transportados.
Os containers surgiram no mercado na década de 1960 e promoveram uma grande revolução no mercado, por terem tamanho padronizado universalmente, permitindo a adaptação em carretas de transporte rodoviário antes e depois de serem colocados a bordo dos navios.
Existem softwares especializados para o carregamento de containers, divulgando informação sobre como e de que forma dispor a carga dentro deles, otimizando espaço e cumprindo regras de transporte, por exemplo, cargas leves em cima de cargas pesadas.
O transporte marítimo para exportações
Por todas as características que reúne, principalmente no que diz respeito a valor, alcance e segurança, o transporte marítimo é o mais utilizado mundialmente para as exportações e importações, movimentando números por volta de 14 trilhões de dólares todos os anos.
São números impressionantes, 80% de todas as mercadorias do mercado internacional foram transportadas pelo oceano.
O cenário econômico mundial atual não existiria se não fosse pela força do transporte marítimo. Vide as grandes quantidades de petróleo e grãos movimentados diariamente pelos mares.
No Brasil, existem várias empresas especializadas em cuidar dos trâmites necessários que devem ser cumpridos para que um produto seja exportado por via marítima. Contratar uma agência de logística intermediadora é essencial para que o exportador obtenha sucesso no mercado internacional.
Clique aqui e conheça as soluções em transporte marítimo da Speak Logistics.
Mas por que os navios são tão utilizados?
São muitas as vantagens que os navios oferecem em comparação aos outros tipos de transporte também utilizados na exportação.
O transporte marítimo não é tão rápido quanto seus “concorrentes” aéreo, ferroviário e rodoviário, mas é sem dúvidas o que tem mais capacidade de transporte em volumes e quantidades. Afinal, um navio tem capacidade para milhares de containers, alguns podem carregar até 20 mil deles.
Com isso, o custo do transporte fica mais em conta, por conta justamente desse volume monstruoso de carga que uma embarcação pode suportar.
Podemos destacar, portanto, as seguintes vantagens:
Mesmo com todas essas vantagens, o transporte marítimo tem um terreno extremamente fértil para crescer no Brasil. Temos mais de 9 mil km de faixa litorânea e ainda grandes rios que podem ser utilizados como vias de transporte de mercadorias internamente até os portos.
Tipos de transporte marítimo
O transporte marítimo é, basicamente, dividido em dois tipos:
Transporte marítimo de cabotagem ou costeiro: esse é o mais indicado para transporte que é feito apenas pelos portos localizados no próprio país.
Transporte marítimo internacional ou de longo percurso: esse é o mais indicado para distâncias maiores, conectando portos em diferentes países e continentes.
Como fazer para exportar por meio do transporte marítimo
A primeira ação a ser tomada por parte dos gestores da empresa que deseja exportar é realmente saber se o transporte marítimo é a melhor opção disponível.
Caso seja um produto que não demande alguma certa urgência no recebimento (algumas viagens podem durar mais de um ou dois meses), tenha um volume incompatível com o transporte aéreo e o destino final seja algum país com o qual não temos fronteiras terrestres, não há dúvidas que o transporte marítimo será o mais adequado.
Mas existem outros parâmetros que você pode consultar diretamente com a Speak Logistics, para que nós lhe ajudemos a decidir se realmente colocar os navios para trabalhar pelo seu produto é a melhor opção.
Para começar a providenciar a documentação necessária e solicitar um orçamento, fale conosco que teremos os profissionais mais qualificados e compromissados com a missão de fazer o gerenciamento de toda a sua logística, de ponta a ponta caso seja esse seu interesse.
Fazer o seu negócio ultrapassar fronteiras a bordo dos melhores navios de carga do mundo é um dos nossos serviços. Somos uma empresa especializada em gerenciar cadeias logísticas de ponta a ponta, isto é, da origem ao destino, sem que seja necessário que a sua empresa invista tempo e dinheiro para remanejar gente de sua equipe para isso.