Transporte internacional no comércio exterior
O transporte internacional é o movimento de mercadorias de um país para outro. Isso significa que, quando as mercadorias passam pelas fronteiras de um país específico para outro por via aérea, terrestre ou marítima, o método de transporte é considerado transporte internacional.
O transporte internacional funciona em todo o mundo e vai além das fronteiras nacionais. É realizado por despachantes, empresas de transporte e agentes de carga, que realizam os trâmites logísticos e documentais para o transporte.
O modo e o meio de transporte no transporte internacional dependem muito do tempo de envio das mercadorias. Por exemplo, o transporte de alimentos ou frutas requer entrega rápida. Portanto, a velocidade e a distância devem ser consideradas na escolha de um modo de transporte.
Os sistemas de transporte, que são operados em escala global, são a expansão da necessidade de ligações entre nações individuais e blocos comerciais, e possuem redes complexas.
Muitas mudanças têm incentivado movimentos em escala internacional desde meados do século XX. Os avanços tecnológicos nos proporcionaram aviões a jato de alta capacidade, navios que transportam milhões de toneladas de mercadorias ao longo de milhares de quilômetros, e os movimentos em escala global estão agora ao alcance de um número cada vez maior de pessoas e empresas.
A rápida expansão das empresas manufatureiras transnacionais em particular também foi responsável por grande parte do aumento do tráfego internacional.
Tipos de transporte internacional
Quando consideramos o contexto de importação e exportação, as rotas mais utilizadas, obviamente são as aéreas e as marítimas.
Os envios podem ser realizados em porões de aeronaves de passageiros ou em aeronaves de carga, a depender do produto e da demanda necessária.
É uma modalidade de envio que atende às demandas de empresas públicas e privadas, pois alguns produtos podem chegar no mesmo dia ao destino final.
O transporte aéreo pode ser utilizado como um grande diferencial estratégico dentro do mercado de importação e exportação.
Alimentos, mercadorias com alto valor agregado, cargas vivas, produtos com baixo peso e alto valor, e qualquer outro material que precise chegar com maior urgência, têm no transporte aéreo a melhor opção de envio.
Pelo transporte aéreo é permitido transportar qualquer tipo de mercadoria, desde que não ofereça risco à aeronave, aos passageiros, aos operadores ou a quaisquer outros envolvidos na operação.
Dentre as vantagens desta modalidade de transporte destacam-se a velocidade, confiabilidade e a eficiência.
O transporte marítimo transporta mais de 80 por cento de todo o comércio mundial.
O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas: químicas, alimentos, metais, automóveis, componentes eletrônicos e uma infinidade de produtos. Praticamente tudo pode ser transportado pelos navios que cruzam os oceanos.
A carga é organizada em caixas, paletes, barris, etc. e acondicionadas no interior de containers de metal, que garantem organização e proteção dos materiais transportados.
As principais rotas comerciais oceânicas do mundo são as seguintes:
A Rota do Atlântico Norte: Esta rota liga a Europa Ocidental e o leste da América do Norte.
A Rota Mediterrâneo-Asiática: Esta rota conecta a Europa com países da Ásia, Austrália e Nova Zelândia, bem como com países da África Oriental. O Canal de Suez é o principal ponto nodal desta rota.
Rota do Cabo da Boa Esperança: Esta rota conecta a Europa ocidental altamente industrial com a Austrália, Nova Zelândia através da África do Sul.
A Rota da Europa Oriental Sul-Americana: Esta rota atravessa o Oceano Atlântico e liga a Europa Ocidental com os países da América do Sul.
A importância do transporte internacional para o comércio exterior
O crescimento contínuo do comércio mundial depende da eficiência das estruturas de apoio ao comércio, como os serviços logísticos, a mais importante dessas estruturas, sem a qual simplesmente não existiria sequer as transações internacionais.
O próprio termo “comércio exterior” já pressupõe a existência de uma carga de produtos que deverá ser enviada do exportador para o importador.
Navios modernos que transportam petróleo, por exemplo, o combustível no qual se baseia toda a economia mundial, são peças-chave no contexto econômico das nações, sejam elas desenvolvidas ou ainda em desenvolvimento.
Portanto, a importância do transporte internacional para o comércio exterior é crucial, são termos complementares que não se desassociam.
Clique aqui e conheça mais sobre todos os serviços da Speak Logistics.