O que o comércio exterior pode fazer por sua empresa

O que o comércio exterior pode fazer por sua empresa

O Comércio exterior (Comex) é o termo utilizado para designar todos os processos que compreendem negociações de compra e venda de produtos no mercado internacional, ou seja, transações entre empresas de países diferentes.

São negócios que, pela obrigação legal de obedecerem a regras bem definidas, necessitam de especialistas que detém o conhecimento necessário para dar todo o suporte às partes envolvidas.

Minérios de ferro e seus concentrados;

Óleos brutos de petróleo;

Soja, mesmo triturada, exceto para semeadura;

Açúcares de cana;

Frango;

Madeira;

Carne bovina.

Os principais atores do Comércio Exterior

Conforme citamos acima, o Comércio Exterior compreende relações comerciais entre países, ou seja, empresas exportadoras e importadoras.

Mas como existem diversas regras e normas internacionais a serem observadas, questões que envolvem transporte, diferentes mercados financeiros, tributação, dentre outros detalhes, torna-se um campo bem amplo de atuação profissional.

Conheça quais são os principais atores desse mercado:

Obviamente, os dois principais participantes do Comércio Exterior são os importadores e exportadores. É a partir da negociação efetuada entre essas partes que se desencadeia todos os outros procedimentos seguintes.

Empresa ou até mesmo pessoa física que precisa da entrada da mercadoria de procedência de um país estrangeiro para o seu país de domicílio fiscal. O importador é o destinatário da remessa internacional.

Ao contrário do importador, é a pessoa física ou jurídica que envia mercadoria para fora do país. É o remetente da remessa internacional.

Empresa que executa o transporte dos produtos entre os países de origem e de destino. A transportadora é a responsável pela emissão do documento que garante ao importador o direito de reivindicar o bem importado, assim que esse desembarca no destino.

Assim é chamada uma transportadora internacional que, além de transportar a mercadoria entre os países, também fica responsável pelo transporte doméstico. Ou seja, o chamado “porta a porta”.

Geralmente são empresas que representam transportadoras internacionais que não possuem sede no país. Cobram e emitem documentos em nome delas.

Profissional mais comum quando se trata dos modais aéreo e marítimo. O agente de cargas tem como função agenciar a disponibilidade do transporte, realizando a compra dessa disponibilidade, a coleta e o embarque da mercadoria do contratante no modal específico e mais adequado à remessa.

Empresa que opera as infraestruturas portuárias, aeroportuárias ou de fronteiras terrestres. Também recebe e armazena carga e faz reportes às autoridades alfandegárias das cargas recebidas do exterior, faz a movimentação das remessas para questões aduaneiras e a libera para o importador após todos os trâmites (ou sua devolução à origem, se necessário).

É o representante legal do importador ou do exportador no país. Uma de suas atribuições é confeccionar as declarações alfandegárias e envia-las à Alfândega, juntamente com os demais documentos necessários para o desembaraço aduaneiro.

É a companhia que armazena as mercadorias durante a importação ou exportação. Muitas vezes, o próprio porto ou aeroporto pode fazer esse papel.

Importância do Comércio Exterior no mundo

O que o comércio exterior pode fazer por sua empresa.

Economias são dinâmicas e diversificadas, e todos os grandes mercados mundiais possuem alta demanda interna e externa.

O Comércio Exterior (Comex) é parte integrante de nossas rotinas. Provavelmente você está utilizando, para ler esse artigo, algum dispositivo fabricado no exterior. Ou, no mínimo, que possui vários componentes que vêm do exterior. Não existe uma nação no mundo sequer que seja autossuficiente em todos os setores.

Até mesmo a nação mais fechada do mundo, a Coreia do Norte, possui negócios com a China, sua parceira comercial.

O Comex apresenta uma participação percentual significativa na corrente mundial de negócios, sem dúvidas. As maiores economias mundiais, como Estados Unidos, China, Rússia e as principais potências europeias ocupam as posições que ocupam justamente pelo volume monstruoso de suas balanças comerciais.

O que o Comércio Exterior pode fazer por sua empresa

O Comércio exterior apresenta vários benefícios às empresas que iniciam a explorar novos mercados para realizar compras e vendas.

Vamos a eles:

O benefício mais óbvio e o que toda empresa quer: vender mais! Mas é importante que a empresa exportadora saiba que, raramente, acontecerá um boom nas vendas do dia para a noite. É preciso conquistar os mercados externos a médio/longo prazo.

Consequência do aumento de vendas, o crescimento da produtividade é muito importante para que não haja tempo ocioso em suas linhas produtivas. Isso reflete em um aumento de faturamento sem que os custos fixos da empresa aumentem, que são os custos que, ao contrário dos custos variáveis, não oscilam de acordo com a produção.

Empresas que exportam possuem incentivos fiscais, pois é interesse do país vender mais do que comprar (exportar mais do que importar), deixando positivo o saldo da balança comercial.

No Brasil, esses tributos que podem ser impactados são:

 

    • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS
    • Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI
    • Programa de Integração Social – PIS
    • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social –Cofins
    • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS
    • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
    • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), ambos recolhidos para a União
    • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)

 

Na hora de realizar suas operações, consulte com o seu despachante aduaneiro a possibilidade de obter esses benefícios.

Conquistar, crescer e se manter vivo em mercados externos exige melhorias significativas dentro de qualquer empresa. Se a competição doméstica é grande, a externa é muito mais voraz.

É necessário que se atinja novos padrões de qualidade para que a empresa se mantenha ativa no mercado externo em que atua.

Ao se abrir a novas possibilidades, vendendo para mercados externos, a empresa fica menos sujeita às variações do mercado interno (local).

A competição no mercado externo tende a ser bem superior à competição do mercado local. Com isso, o benchmarking é ampliado. A empresa inicia sua busca por padrões internacionais para poder competir mundialmente.

E o que a Speak Logistics pode fazer por você?

Nós da Speak Logistics trabalhamos com agenciamento de cargas e logística internacional.

Apresentamos as melhore soluções para importação e exportação e temos entre os nossos clientes, grandes empresas da América Latina.

Convidamos você a solicitar um atendimento personalizado clicando aqui e conhecendo melhor todas as soluções em logística internacional que oferecemos a sua empresa.