Importação marítima, segurança e economia para a sua remessa

Importação marítima, segurança e economia para a sua remessa

Importar é uma atividade muito lucrativa para pessoas físicas e jurídicas. O mercado internacional é extremamente convidativo àqueles que desejam empreender em diversos setores.

Todas as normas e regras legais sendo cumpridas, a importação pode se transformar em uma excelente fonte de ampliação do faturamento das empresas que se propõem a desbravar novos mercados.

 A importação por meio do transporte marítimo é a mais praticada no mundo. O modal logístico marítimo é imbatível em todas as suas vantagens oferecidas.

Enquanto o transporte terrestre é o mais difundido quando se trata de movimentação de mercadorias por muitos setores empresariais em nível nacional, a modalidade marítima é de fundamental importância se nos referirmos ao transporte internacional.

Isso se deve principalmente à grande capacidade de armazenamento que os navios possuem para transportar grandes volumes de mercadorias, bem como a presença de portos marítimos em todo o mundo, aspecto que facilita o acesso a um grande número de destinos.

Nosso planeta tem 70% de sua superfície coberta pela água dos oceanos, isso permite que os navios possam chegar a qualquer lugar, cobrindo todo o globo.

Minérios de ferro e seus concentrados;

Óleos brutos de petróleo;

Soja, mesmo triturada, exceto para semeadura;

Açúcares de cana;

Frango;

Madeira;

Carne bovina.

Vantagens de utilizar o transporte marítimo de mercadorias

Ao tomar a decisão de transportar mercadorias por via marítima, existem várias vantagens a nível geral, tanto para o importador como para o exportador, entre as quais podemos destacar as seguintes:

Grande capacidade de armazenamento em navios: como já mencionamos, uma das principais vantagens do transporte marítimo de cargas é o alto volume de produtos que podem ser introduzidos nos navios, em comparação com outros meios de transporte, como avião, trem ou caminhão.

Frete mais barato: o transporte marítimo internacional é considerado o meio mais barato de transporte de materiais em longas distâncias. Embora seja verdade que nos últimos temos os fretes sofreram um aumento sem precedentes, a excelente relação entre custo e grande capacidade de carga torna o transporte marítimo a opção mais interessante.

Abrangência e segurança nas entregas: devido à grande extensão de água existente no planeta, a abrangência do transporte marítimo é praticamente completa, pois as mercadorias podem chegar a qualquer continente dentro dos prazos previamente estabelecidos. No entanto, é um dos meios mais seguros e eficientes em termos de entregas pontuais.

Variedade de navios: praticamente qualquer tipo de carga (transporte de contêineres marítimos, a granel, em tanques e outros) pode ser adaptada à capacidade dos navios existentes. Por isso, o transporte marítimo de cargas é o meio mais versátil de transporte de itens de qualquer tamanho e característica, inclusive aqueles considerados perigosos (petróleo e compostos químicos, por exemplo).

Estabilidade nas rotas: o transporte de mercadorias por via marítima pode ser realizado mesmo quando as condições meteorológicas são adversas durante as viagens, o que não acontece no caso do transporte aéreo.

Principais custos do frete marítimo

Cotação frete internacional

Existem alguns aspectos que influenciam e modificam o preço que pagaremos pelo frete marítimo, dependendo de diferentes fatores:

O preço muda de tempos em tempos e é influenciado pela oferta e demanda do mercado, além dos diferentes acordos estabelecidos em cada rede de portos de cada país ou continente.

A duração da viagem às vezes não é um fator tão determinante quanto a rota. Por exemplo, se decidirmos enviar mercadorias por contêiner marítimo de um porto no Brasil para Shanghai, poderá ser mais barato do que se decidirmos enviá-las para algum outro porto muito mais próximo, por exemplo nas Américas. Devido à demanda da rota, em alguns casos acontece.

O preço do frete também varia se enviarmos a nossa mercadoria em container cheio ou em container consolidado, que é quando várias cargas de diferentes origens e embarcadores são agrupadas no mesmo container.

Os custos relativos por unidade de mercadoria em condições de container cheio são geralmente menores.

No caso da consolidação embora o valor do frete marítimo seja maior por unidade marítima, é uma opção mais acessível para empresas com baixo volume de mercadorias.

Importações da China e Estados Unidos

A China é, de longe, o país que envia mais produtos para o Brasil. São mais de 35 bilhões de dólares a cada ano em produtos diversos comprados por empresários brasileiros de fornecedores do gigante asiático.

Empresas do Brasil inteiro recebem produtos chineses diariamente; desde pequenos comércios a grandes indústrias. São empreendedores que descobriram (e continuam a descobrir) um cenário repleto de fornecedores com grande interesse de fechar negócios com o mercado brasileiro.

A China é seguida de perto pelos Estados Unidos, que está em segundo lugar na lista dos países que mais exportam para o Brasil, com volume de pouco mais de 30 bilhões de dólares em vendas para nosso país.

É importante atentar para detalhes que podem fazer com que o preço do seu frete encareça, como a escolha do porto, da empresa transportadora, questões de grupagem de carga em containers, etc.

Entre em contato com a Speak Logistics e tire as suas dúvidas com relação a sua carga de importações da China, dos Estados Unidos e de qualquer outro país com o qual você tenha negócios!

É importante que, ao fechar acordos com exportadores estrangeiros, você tenha uma empresa de logística prestando todos os serviços necessários para gerenciar a logística da sua carga, da origem ao destino.

Além da China e Estados Unidos, a Speak Logistics possui mais de 100 países em seu portfólio de serviços. Argentina, Alemanha e toda a União Europeia, países do Oriente Médio, Índia, México, Coreia do Sul. Enfim, seja de onde sua carga vier, temos profissionais altamente qualificados para cuidar dos trâmites logísticos da importação ou exportação.