Frete de exportação: quais os tipos que existem e o que influencia no valor final?

Frete de exportação- quais os tipos que existem e o que influencia no valor final?

Sem dúvidas, um dos desafios mais importantes enfrentados pelas empresas que querem exportar é o transporte, o frete de exportação.

A competitividade no comércio exterior pode depender muito de uma boa escolha. E uma das cotações mais importantes a se fazer é a do frete internacional.

Quando falamos de frete internacional, nos referimos ao preço que deve ser pago para que um meio de transporte movimente a mercadoria de seu local de origem até um destino internacional.

No entanto, tanto a logística quanto os preços do frete internacional podem variar de várias maneiras. O mais importante é determinar qual o tipo de frete, rota e companhia aérea é mais adequado para sua mercadoria e demanda do seu cliente.

Que tipos de frete de exportação existem?

As exportações podem ser feitas por meio de diferentes sistemas de transporte, mas apenas três deles se aplicam ao frete de exportação: marítimo, terrestre e aéreo. Cada um tem diferentes vantagens e aspectos relevantes.

Esse é um dos tipos de frete internacional que mais cobre diferentes partes do globo e costuma ser bem mais barato.

Os custos do frete marítimo internacional podem variar de um porto para outro e flutuar de acordo com a oferta e demanda das diferentes rotas.

É importante ressaltar que, diferente do que muitas pessoas imaginam, a distância e a duração da viagem não costumam ter uma influência muito grande na formação do preço.

Por exemplo, o frete marítimo internacional do Brasil para Shanghai pode ser mais barato do que para os Emirados Árabes Unidos. Sim, a distância é maior de um para o outro, mas o que realmente desencadeia um preço mais baixo ou mais alto são os preços que as empresas de frete internacional cobram pelo seu frete.

 

Para fazer uma cotação de frete marítimo internacional, você pode entrar em contato agora mesmo com a Speak Logistics! Será um prazer atendê-los.

O frete aéreo é o preço pago para transportar mercadorias por via aérea, por aeronaves do aeroporto de origem até um destino internacional.

Uma das grandes vantagens desse tipo de frete é que ele tem a capacidade de percorrer longas distâncias em poucas horas, se comparado ao frete marítimo. Além disso, abrange mercados em todo o mundo.

Existem quatro tipos de frete aéreo:

    1. Frete para carga geral (geralmente até 45 quilos);
    2. Frete por classes de mercadoria;
    3. Frete para cargas específicas;
    4. Frete por unidades de transporte.

O custo do frete aéreo internacional pode ser calculado de acordo com o peso bruto da remessa ou pelo seu volume.

Se o cálculo for feito por peso, o peso bruto deve ser arredondado para o quilo mais próximo ou meio quilo. Ou seja, se o peso fosse 17.1 kg, sua base seria 17.5 kg. Se o peso fosse 17.9 kg, seria arredondado para 18 kg. 

Fale com a Speak Logistics, estamos prontos para atender suas demandas de exportação e importação!