Frete de importação, quais as melhores opções?

Frete de importação, quais as melhores opções?

As pequenas e médias empresas brasileiras estão a cada dia mais interessadas em importar artigos dos mais diferentes mercados internacionais para serem comercializados no Brasil.

Além disso, empresas que possuem grande demanda por matéria-prima, estão sempre antenadas na busca por fornecedores que conseguem suprir suas demandas, e em algumas oportunidades, esses fornecedores estão fora do país, demandando também um processo de importação de insumos.

Tradicionalmente, importar (e também exportar) produtos eram uma das marcas registradas de grandes empresas, mas agora está mais acessível a pequenas empresas e até mesmo para empreendedores individuais.

Muitas empresas menores começam com remessas e entregas domésticas, mas à medida que essas empresas crescem, a maioria se expande para importar e exportar seus produtos para mercados globais.

Os benefícios de importar produtos

Os produtos podem ser enviados internacionalmente por via rodoviária, marítima, aérea e ferroviária, e há muitos benefícios em trazer produtos e recursos de outros países, bem como enviá-los para mercados externos.

Dentre as vantagens, podemos destacar:

Uma das vantagens de importar produtos internacionalmente é que você tem acesso a milhões de fornecedores e conhece novos produtos que podem ter espaço em seu ramo de atividade, ou até mesmo enxergar novas oportunidades de negócios.

Importar de outros países significa que você pode obter preços mais baratos para mercadorias, e isso é particularmente benéfico para a indústria de manufaturados.

Se você procura materiais de qualidade para fabricação de produtos, faz sentido importá-los de outros países se a qualidade for maior. Isso oferece um produto com melhor acabamento e mais comercializável, em vez de desperdiçar dinheiro na fabricação de produtos de qualidade inferior.

Serviços e recursos em outros países podem custar menos e você pode se beneficiar de acordos comerciais firmados entre o Brasil e o país de seu interesse comercial, novamente ajudando a reduzir os custos comerciais e aumentando as margens de lucro.

Ao importar de outros países, você também tem acesso a recursos locais disponíveis que pertencem a sua área de atuação. Por exemplo, você pode construir um relacionamento com empresas de outros países e contratá-las para lidar com algumas partes do seu negócio lá ou obter matérias-primas localmente para reduzir custos.

Algumas áreas do mundo podem se especializar em um determinado recurso ou tecnologia, e ter acesso a isso dá ao seu negócio uma vantagem sobre a concorrência.

As vantagens competitivas na importação

Para uma empresa ter um desempenho de destaque em relação à concorrência, a expansão para mercados globais traz vantagens significativas.

Desde a importação de materiais de qualidade para serem transformados em produtos montados para serem comercializados, até a importação de mercadorias prontas para serem vendidas, como roupas, alimentos, bebidas, e uma infinidade de coisas, a importação é uma excelente oportunidade para que o empresário encontre produtos de alta qualidade e com preços bem convidativos.

Todos nós sabemos das dificuldades que uma empresa encontra no mercado, independentemente do ramo de atividade, a competição é voraz. Os empreendedores então sempre em busca de fortificar suas marcas, agregando valor a ela, e esse valor pode vir justamente por meio de um portfólio de produtos diferenciados.

Além disso, importar elimina a dependência de fornecedores do mercado interno, uma vez que amplia o leque de possibilidades.

E quanto ao frete de importação, quais as melhores opções?

Cargas_blog

Após pesquisar mercados externos e perceber que existem boas oportunidades de importação, um dos valores principais que entra nessa conta é o frete de importação.

Há diferentes aspectos a serem considerados no frete de importação, clique aqui e fale com a Speak Logistics. Temos uma superequipe de especialistas em frete de importação para lhe atender. Somos um agente de cargas com atuação nos principais mercados globais.

No cenário brasileiro, considerando as distâncias com as maiores economias mundiais como Estados Unidos, China e União Europeia, podemos considerar dois modais logísticos principais: aéreo e marítimo.

O aéreo tem a vantagem de ser mais ágil e urgente. Para cargas pequenas, pouco volumosas, e que não tenham restrição de embarque, pode ser uma excelente opção.

A desvantagem fica no alto valor de transportar grandes cargas, o que pode tornar o negócio inviável. O que nos leva, naturalmente, à segunda opção, que é o transporte marítimo.

Bastante utilizado em todo o planeta (80% de todo o transporte internacional de cargas é feito por navios), trazer suas remessas de produtos para o Brasil por meio do transporte marítimo pode ser a saída que você procura.

Os custos são bem inferiores quando comparados ao transporte aéreo e a desvantagem fica a cargo do tempo de duração das viagens, que, em alguns, podem ultrapassar os 30 dias (tratando-se do mercado asiático).

Porém, não é à toa que o transporte marítimo é o mais utilizado, suas vantagens são enormes.

É importante que você converse com uma empresa especializada em transporte internacional, como a Speak Logistics, para que tenha a orientação necessária na hora de fazer sua cotação de frete internacional e também um suporte experiente em todas as etapas que compreendem a importação de produtos para o Brasil.