A importância da cotação no frete exportação
A cotação de frete exportação é, certamente, uma das etapas mais importantes dentro do seu processo de vendas internacionais. Uma vez tomada a decisão de exportar, qual o preço pagar para enviar seu produto? E como conseguir achar uma boa empresa de desembaraço aduaneiro e gestão de transporte?
São perguntas importantes a serem respondidas e que certamente terão reflexos futuros no seu negócio (positivos ou negativos).
A cotação pode ser a vilã de tudo se for feita de forma equivocada e, ainda pode ser pior, se você não tiver o cuidado de selecionar uma boa empresa de agenciamento de carga para executar todos os trâmites que envolvem o transporte de carga para exportação.
A cotação é o primeiro passo para que seja tomada a decisão final de qual empresa será a contratada para gerenciar a carga que você deseja enviar para fora do país. No caso das importações, a cotação tem a mesma importância.
Portanto, ela será um fator imprescindível na escolha da empresa parceira. O ideal é confiar o gerenciamento do transporte de suas remessas a companhias que unem preço e qualidade.
No ramo da logística, qualidade significa, basicamente, duas coisas: agilidade e confiabilidade.
É essencial que você saiba mensurar a melhor relação custo-benefício na hora de selecionar a empresa que resolverá todas as etapas necessárias para que sua carga chegue ao destino final de forma ágil e segura.
O frete internacional (ou frete de exportação/importação)
O frete internacional, também conhecido como transporte internacional ou frete de exportação, é o termo que usamos para definir o transporte de produtos (cargas) entre dois países.
Todo frete exportação obedece a contratos e acordos internacionais, respeitando ainda certas particularidades de alguns países e regiões do mundo. E, como todo contrato, ambas as partes devem estar cientes e de acordo com todas as cláusulas nele citadas.
Fazer o agenciamento e o gerenciamento de remessas de produtos internacionalmente requer a observância de um grande conjunto de regras, é um procedimento que pode ser muito cansativo e dispendioso para que a própria empresa tenha funcionários específicos para tratar do tema sem sua equipe.
É justamente daí que surge a importância de se contratar uma empresa que presta esse tipo de serviço, formada por profissionais experientes no mercado de logística internacional, como é o caso da Speak Logistics.
Compradores e vendedores possuem direitos e obrigações que demandam tratamento em tempo hábil para que horas importantes não sejam perdidas, causando prejuízo às partes envolvidas. São regras muito importantes a serem obedecidas, as chamadas “incoterms” (International Commercial Terms).
Os tipos de frete internacional
Assim como para encomendas que viajam dentro do próprio país, para as cargas exportadas existem diferentes tipos de frete. Confira:
Cargas transportadas pelas aerovias por aviões de carga ou de passageiros, a depender do tamanho e das rotas disponíveis nas datas selecionadas. É mais comum para o transporte de cargas com alto valor agregado e com menores pesos e volumes. Além disso, é o ideal para quem busca agilidade pela rapidez que só a aviação consegue fornecer.
É o primeiro tipo de transporte que vem em mente quando pensamos em importação e exportação; e não é para menos, tendo em vista que o transporte marítimo é o responsável por 90% de toda a movimentação de cargas internacionais e intercontinentais do mundo. É a modalidade ideal para cargas pesadas e volumosas, é o transporte de cargas mais utilizado no planeta. Praticamente toda a economia mundial é altamente dependente dos navios repletos de containers que recebemos e despachamos diariamente nos portos.
Escolhendo o tipo de frete adequado
Conforme citado, cada tipo de frete para exportação tem características diferentes que se adequam melhor a cada tipo de carga. O que é ideal para uma empresa que produz joias de luxo, por exemplo, pode estar longe de ser benéfico para uma indústria de componentes elétricos.
Além disso, há variáveis importantes a serem analisadas, como peso, volume, tipo de produto, aspectos legais de cada setor, distância e prazo de entrega.
Mesmo tendo que considerar todas essas especificações, nunca deve ser deixado de lado a importância de fechar acordo com empresas realmente especializadas na gestão de transporte de cargas internacionais.
Nós da Speak Logistics temos uma equipe de profissionais de referência no gerenciamento de todas as etapas do transporte de exportação.
Transportar mercadorias para o exterior requer o cumprimento de várias etapas, e nossa empresa cuida de cada uma delas, sem que a sua empresa necessite de direcionar colaboradores próprios exclusivamente para isso.
Além do tema ser complexo, é preciso experiência e treinamento para dominar o assunto, e uma única remessa poderia tomar dias de trabalho de sua equipe, devido a quantidade de detalhes envolvidos.
Portanto, entre em contato conosco para fazermos parte da sua história de sucesso, agenciar o envio do seu produto para o mundo é a nossa principal missão!
Clique aqui e solicite a sua cotação!