Exportação marítima, a melhor opção para grandes volumes
A exportação marítima é essencial para a economia mundial e está presente na história das civilizações há milhares de anos.
É um verdadeiro motor que mantém ativas as relações internacionais comerciais e financeiras, movimentando inteiras cadeias produtivas pelo planeta.
A exportação marítima está sempre evoluindo e acompanhando todas as tendências tecnológicas de cada época, está sempre na vanguarda da tecnologia, assim como a aviação.
Sem ela seria impossível o comércio de grandes quantidades de mercadorias entre as nações. Commodities como petróleo, minério de ferro, grãos e outros milhares de produtos não poderiam ser enviados para lugares distantes.
No mundo atual globalizado e integrado economicamente, a exportação marítima tem papel essencial no desenvolvimento dos mercados. Sem dúvidas, a facilidade de concretizar negociações internacionais trazida pelo avanço tecnológico aumentou consideravelmente o volume de cargas transportadas nas últimas décadas.
No Brasil, a exportação marítima movimenta números entre 7 e 10 bilhões de dólares mensalmente. Nosso país é um grande exportador mundial, tendo uma lista enorme de itens vendidos mundo afora.
Os produtos mais transportados para outros países são:
Vantagens da exportação marítima
Quem envia cargas internacionalmente, sabe que o frete marítimo é uma opção que oferece serviços de transporte aos embarcadores a um preço econômico. Como uma das opções mais antigas de transporte de carga, é também uma das mais disponíveis, já que oceanos cobrem a maior parte do nosso planeta.
Mais de 80% das mercadorias transportadas no mundo são transportadas pela indústria de transporte marítimo internacional. Esse número é facilmente explicado pelas inúmeras vantagens que o transporte marítimo impõe quando comparado aos outros modais também muito utilizados, como o aéreo e o rodoviário.
Sem dúvida, o setor de transporte marítimo oferece os custos de frete mais competitivos para os embarcadores, especialmente em longas distâncias. Em comparação, algumas estimativas mostram que os custos de frete marítimo são geralmente quatro a seis vezes mais baratos que os aéreos.
Com estatísticas como esta, é fácil argumentar que o transporte marítimo é a opção de envio internacional mais barata.
Não importa o tamanho de suas remessas, as empresas de frete marítimo geralmente podem atender às suas necessidades. Embarques menores podem ser agrupados com outras cargas para encher um contêiner, permitindo o compartilhamento de custos dos serviços de transporte.
Cargas maiores podem encher um ou mais contêineres, oferecendo aos remetentes opções incomparáveis de valor de frete, devido ao volume. Na verdade, os navios são a forma ideal para movimentar grandes volumes de carga, pois são projetados para transportar grandes quantidades de mercadorias ou matérias-primas.
Uma grande vantagem do transporte marítimo de carga é a capacidade das companhias de navegação de lidar com cargas superdimensionadas, pesadas ou volumosas.
Essas cargas podem incluir veículos grandes, equipamentos, materiais de construção e muito mais. Muitas vezes são pesadas demais ou grande demais para o frete aéreo ou mesmo para o transporte rodoviário.
Portanto, se a sua carga tiver esse perfil, sem dúvidas o transporte marítimo será o melhor a ser utilizado. Clique aqui e conheça as soluções da Speak Logistics em transporte marítimo.
Os navios de segurança são projetados para transportar materiais perigosos e cargas perigosas com segurança.
A indústria é bem preparada para o manuseio de tais mercadorias e possui regulamentos para garantir a segurança da embarcação, tripulação, da carga e do meio ambiente.
A perda de carga causada por incidentes durante o transporte está caindo continuamente à medida que a segurança marítima aumenta e caiu significativamente na última década. Os contêineres são projetados para serem selados e trancados durante o transporte para maior segurança.
Quando comparado ao transporte marítimo, o transporte aéreo e muitas outras formas de transporte têm pegadas de carbono muito maiores – uma desvantagem definitiva para o meio ambiente.
Os navios, por outro lado, fornecem o modo de transporte mais eficiente em termos de carbono e produzem menos emissões de gases de escape para cada tonelada de carga transportada do que qualquer outro método de envio.
Essas emissões (já baixas) continuam a diminuir à medida que a tecnologia avança e novos navios entram em operação. Além disso, há embarcações que são movidas a gás natural liquefeito (GNL).
Como fazer para exportar por meio do transporte marítimo
A primeira ação a ser tomada por parte dos gestores da empresa que deseja exportar é realmente saber se o transporte marítimo é a melhor opção disponível.
Caso seja um produto que não demande alguma certa urgência no recebimento (algumas viagens podem durar mais de um ou dois meses), tenha um volume incompatível com o transporte aéreo e o destino final seja algum país com o qual não temos fronteiras terrestres, não há dúvidas que o transporte marítimo será o mais adequado.
Mas existem outros parâmetros que você pode consultar diretamente com a Speak Logistics, para que nós lhe ajudemos a decidir se realmente colocar os navios para trabalhar pelo seu produto é a melhor opção.
Para começar a providenciar a documentação necessária e solicitar um orçamento, fale conosco que teremos os profissionais mais qualificados e compromissados com a missão de fazer o gerenciamento de toda a sua logística, de ponta a ponta caso seja esse seu interesse.
Fazer o seu negócio ultrapassar fronteiras a bordo dos melhores navios de carga do mundo é um dos nossos serviços. Somos uma empresa especializada em gerenciar cadeias logísticas de ponta a ponta, isto é, da origem ao destino, sem que seja necessário que a sua empresa invista tempo e dinheiro para remanejar gente de sua equipe para isso.